CHAPADINHA Completa 81 anos como cidade. Veja a História!








Hoje 29 de março de 2019, Chapadinha mais conhecida como "Chapada das Mulatas" completa seus 81 anos de emancipação política. Uma das maneiras de poder homenagear essa cidade acolhedora e festiva,de população alegre e ordeira é contar um pouco da História dessa cidade para que possamos conhecê-la e entender a cultura do povo Chapadinhense. 

Resultado de imagem para chapadinha


  • HISTÓRICO 
Inicialmente a Região foi habitada pelos descendentes dos índios Anapurus, que se estabeleceram no final do seculo XVIII, mais precisamente no ano de 1783 em uma parte da atual cidade chamada de Aldeia (hoje um bairro de Chapadinha).
Com o tempo essa terra começou a atrair vários comerciantes devido ao desenvolvimento de atividade extrativista, o que era favorecido pela composição do relevo e vegetação da região. 
O termo "Chapada das Mulatas" designou o primeiro nome do território, devido a configuração do relevo e pela composição inicial das mulheres do território serem descendentes de africanos escravizados em 1783. 

A influência da Igreja católica foi evidente ainda no ano de 1783, quando uma especie de sub-paróquia intitulada Nossa Senhora das Dores (padroeira da cidade)  vinculada a paróquia de Vargem Grande que nesse período pertencia a "Vila de Itapecuru" se instalou na região, isso em 1802.

Resultado de imagem para história de chapadinha


Com o Crescimento da região durante o século XIX, houve a elevação do território a Categoria de Vila, intitulada de Chapadinha em 1890 ( decreto Provincial Nº 36 de 1890). Esse fato aconteceu no primeiro ano da república brasileira.

A vila começou a prosperar baseado no extrativismo do babaçu e da carnaúba e em 1938 durante a Era Vargas o então interventor (governador), Paulo Martins de Souza Ramos (foto ao lado) elevou a Vila de Chapadinha a categoria de Cidade em 29 de março de 1938.
Resultado de imagem para paulo martins de souza ramos interventor
Paulo Ramos

Atualmente a cidade de Chapadinha é um centro econômico da região do Baixo Parnaíba, tem sua economia baseada na agricultura e comércio, fazendo parte de um dos polos agrícolas produtores de Soja mais importantes do Brasil. A cidade possui cerca de 80 mil habitantes, de várias naturalidades e diversidade cultural além de ser um importante centro universitário do Estado do Maranhão. 

Resultado de imagem para bandeira de chapadinha
Bandeira da Cidade de Chapadinha







Hino de Chapadinha (clique no vídeo e escute o lindo hino da cidade)
história da cidade (vídeo do estado do Maranhão)


Fonte: 
Chapadinha (MA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 15. p. 145-149. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_15.pdf. Acesso em: março de 2019.
fotos: Imagens da internet (google imagens)
   

Comentários

Postagens mais visitadas