"Independência ou Morte" - A análise sobre o 7 de Setembro. Veja!

Hoje, 7 de setembro de 2017, o Brasil completa seus 195 anos de país independente politicamente em relação a Portugal. Teria dito o D. Pedro I no recanto do Ipiranga o "independência ou morte"? Porquê em São Paulo? Houve de fato a Independência do Brasil? O Brasil foi reconhecido como país independente em 1822? O Brasil todo se tornou independente? Essas e outras perguntas já marcaram uma discussão que ultrapassa séculos na historiografia brasileira, entre verdades e mentiras ressaltaremos uma análise imparcial sobre o ocorrido. 
 Imagem relacionada
Antes de respondermos essas perguntas cruciais sobre o dia da independência, devemos nos inteirar que essa data faz parte de algo maior, um processo de independência, e analisar dessa forma é o primeiro passo para responder qualquer pergunta sobre independência. Ao longo da construção da historiografia brasileira houve de fato um erro de interpretação e uma simplificação do processo e engrandecimento da data em si, fato esse que empobreceu ao longo dos tempos o que veio antes, as lutas separatistas, da Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Revolução Pernambucana e entre outras lutas  que buscavam o rompimento com Lisboa. 

Teria dito o D. Pedro I no recanto do Ipiranga o "independência ou morte"?
A frase de fato está relacionada a Independência, mas segundo Pedro Calmon, Boris Fausto, Laurentino Gomes e Lilia Schwarcz e tantos outros historiadores afirmam que a frase foi criada depois e apresentada em cerimônias pós o 7 de setembro de 1822.

Porquê em São Paulo?
Segundo Pedro Calmon nos meses anteriores a setembro de 1822, houve uma agitação política em São Paulo envolvendo militares que chegaram a tomar o poder da província, contrariando as ordens de D.Pedro I e José Bonifácio que haviam colocado os Andradas no Poder. Francisco Acácio e seus partidários tomaram o poder, e para acalmar essa agitação que enfraqueceria o "Pedrão", o príncipe regente resolveu ir até São Paulo em agosto(25/08/2017). E lá ficou até 5 de setembro, quando viajou a Santos, local onde morava uma de suas mulheres  (Marquesa de Santos), ele regressou ao Rio de Janeiro no dia 7 de setembro (durante a viagem que aconteceu o ato simbólico.
Resultado de imagem para 25 de agosto de 1822
Houve de fato a Independência do Brasil? 
Sim, mas não exatamente em 1822, o 7 de setembro de 1822 é uma data simbólica, que se tornou forte característica de identidade cultural brasileira, a própria data só foi oficializada em 9 de abril de 1825, por uma portaria imperial que dizia: " foi proclamada a Independência política do Império", onde por isso as futuras gerações devem celebrar a lembrança de tão extraordinário e feliz acontecimento.
Deve-se lembrar também de que o Brasil se torna independente de Portugal politicamente e dependente economicamente da Inglaterra.

O Brasil foi reconhecido como país independente em 1822?
Não, somente em 1824 por norte-americanos e Ingleses. Portugal só reconheceu nossa independência em 1825  o Brasil comprou a sua Independência. O tratado que oficializou o ato, chamado de reconhecimento, foi publicado em vários jornais brasileiros, inclusive em Salvador. O Correio da Bahia publicou a integra do documento, em setembro de 1825 quando compramos nossa independência.
 
Não fala em valores e para isso usa do eufemismo “aceitando a mediação de sua majestade britânica para o ajuste de toda a questão incidente à separação dos dois estados”. A “questão incidente” era de 2 milhões de libras esterlinas, valor pago a título de indenização, uma fortuna. 


O Brasil todo se tornou independente?
Não, somente 3 províncias se tornaram de fato independentes em 1822 e praticamente todo o nordeste não reconheceu a independência do Brasil, tendo assim uma guerra de independência. O Maranhão só aderiu a independência em 28 de julho de 1823.

Devemos olhar para história como uma sequencia de fatos em constantes mudanças e alegações, nunca haverá na história uma verdade absoluta e que por mais que estudarmos ela, saberemos apenas uma fração da verdade.
Resultado de imagem para quadro da independência do brasil
François-René Moreaux - quadro da independência (1844).
fontes:
imagens: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/independencia-do-brasil-por-moreaux/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

texto: Renato César
Bibliografia: História do Brasil - P. CALMON - vol. V 



   
 


Comentários

Postagens mais visitadas