Qual o Verdadeiro nome do nosso País? Veja!

Esta Semana fui indagado por alunos que perguntaram sobre o nome completo do nosso país, e então resolvi montar essa matéria sobre os nomes que esse território já teve e responder a pergunta sobre os nomes do nosso país ao longo da História. vamos lá!
Resultado de imagem para nomes do Brasil

- Pindorama : nome de nossa terra atribuído por algumas tribos indígenas. Em tupi-guarani significa terra das palmeiras. Esse nome foi mais usado no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500).
Imagem relacionada
Pindorama

- Terra de Vera Cruz (de 1500 a 1501): nome provisório de referência cristã.

- Terra de Santa Cruz (de 1501 a 1503): nome provisório de referência cristã.
Imagem relacionada
A Primeira Missa - Influência Católica

- Brasil (de 1503 a 1824): nome dado pelos portugueses em função da grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. A palavra Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa.
Resultado de imagem para Brasil e pau brasil
ilustração da extração de pau-brasil

- Império do Brasil (1824 a 1891): após a Independência do Brasil (1822), D.Pedro I ordenou a elaboração de uma nova constituição. Nesta, promulgada em 1824, ficou definido o novo nome do país, fazendo referência ao sistema imperial de governo.
Resultado de imagem para bandeira imperial do brasil (1822 - 1889)
Bandeira Imperial do Brasil

- Estados Unidos do Brasil (1891 a 1969): com a Proclamação da República, o nome de nosso país mudou novamente, pois era necessário retirar a referência aos sistema monárquico. A expressão "Estados Unidos" reforçava a unidade territorial e o sistema federativo.
Imagem relacionada
capa auxiliar da Constituição de 1891


- República Federativa do Brasil (1969 até os dias de hoje): o nome do país foi alterado na Constituição de 1969, reforçando assim o termo que faz referência ao sistema republicano.
Resultado de imagem para constituição da república federativa do brasil
Brasão da República

Resultado de imagem para constituição da república federativa do brasil livro velho
exemplar da Constituição da República 1988
Essas são algumas curiosidades da nossa História que muitos de nós nem sabemos e se faz necessário ter esse conhecimento pois diversas vezes usamos o termo comum (Brasil), sendo que a designação correta é República Federativa do Brasil.

Fontes: 
GAUTIER,Ana Maria Uchoa.Indicadores Culturais para tempos de desencanto. . Políticas Culturais para o Desenvolvimento: uma base de dados para a cultura. Brasília: UNESCO Brasil, 2003.
www.OAS.org/UDSE/documentos/3min_cultura/brasil.pdf acesso em 13/03/2017 às
11:35
http://www.cultura.gov.br/politicas/audiovisual/index.php?p=1326&more=1&c=1&pb=
1 acesso em 14/03/2017 às 15:22

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas