Aula de Geografia - A Geografia na Era da Informação
Colégio Nossa Senhora de Fátima - CONSEF
Prof.: Renato César
Série: 1º Ano – Ensino Médio
Disciplina: Geografia- 2016
A Geografia na era da informação
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Informação e espaço geográfico
Falar ao telefone e utilizar o computador para escrever e-mails, consultar o saldo bancário, efetuar pagamentos, fazer compras, realizar pesquisas e reservar ingressos para espetáculos em teatros ou cinemas são ações que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas. Essas formas de comunicação e de obtenção de informações e serviços, usando meios tecnológicos, estão tão incorporadas ao modo de vida, que poucos se dão conta das grandes transformações que elas envolvem.
Estamos passando por uma revolução tecnológica com reflexos diversos na sociedade. Ao mesmo tempo que as novas tecnologias conectam pessoas e mercados em todo o mundo, também ampliam as desigualdades entre os povos e territórios. Isso acontece porque muitos estão praticamente excluídos dos avanços tecnológicos, carecendo até mesmo da infraestrutura básica para o funcionamento de equipamentos como, por exemplo, a rede de energia elétrica.
Em grande medida, a informática, a biotecnologia e as telecomunicações movem essa revolução, formando a base para a construção de uma nova estrutura social, econômica e histórica que tem sido chamada de Era da Informação.
· Cartografia Digital
Do ponto de vista da Geografia, a informática e as telecomunicações possibilitaram a integração instantânea entre regiões distantes, por meio de rede de informação que se distribuem por todo o planeta, provocando profundas transformações na organização do espaço geográfico.
O espaço geográfico é o conjunto de elementos materiais (naturais e construídos) sob permanente ação da sociedade, que também faz parte desse espaço, modificando-o e organizando-o de acordo com as necessidades econômicas, políticas e culturais em seu processo de evolução histórica.
Nesse contexto, a Geografia cumpre papel essencial, pois ao fazer uso das novas possibilidades de análise do espaço geográfico, advindas das novas tecnologias de informação e comunicação, tornou-se uma importante ciência para o entendimento de como se produzem e reproduzem as relações humanas (inclusive as relações de poder), as relações da sociedade-natureza e a dinâmica das transformações nessa nova fase de desenvolvimento tecnológico e científico.
As relações entre sociedade e natureza e as que se estruturam dentro da própria sociedade, e que se estabelecem no espaço geográfico, estão materializadas e se tornam visíveis nas paisagens.
A paisagem geográfica é aquilo que se vê (o conjunto dos elementos naturais) e se percebe (sons, cheiros, movimentos) em determinado momento, em certo trecho do espaço. Em uma paisagem podem ser observados edifícios, áreas cultivadas, ruas, ferrovias, igrejas, aeroportos, enfim, os objetos construídos e modificados pela sociedade ao longo da história. Na paisagem também podem ser observadas formas naturais (animais, florestas, rios, formas da superfície) e as próprias pessoas.
· Ciberespaço e espaço físico
O espaço físico compreende a paisagem e as ações humanas nele desenvolvidas. O ciberespaço é um espaço virtual, no qual, sem sai do lugar, podemos ter acesso a informações oriundas de qualquer parte do planeta, por meio de uma extensa rede de computadores e sistemas de comunicação.
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O meio geográfico
O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, inclui tanto os aspectos naturais como as modificações que os seres humanos introduzem na natureza com a utilização das técnicas.
Sob o ponto de vista histórico, o meio geográfico pode ser dividido em três períodos: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional. Cada um desses períodos corresponde a uma etapa de evolução técnica pela qual passou a sociedade humana
O meio natural: a sociedade viveu a maior parte da sua existência no meio natural, ainda que impusesse transformações à natureza, com o uso de ferramentas simples, para a produção de sua sobrevivência. Quando extraía da natureza seus meios de subsistência, com a caça, a pesca e coleta, o ser humano era totalmente dependente dela.
Demorou até que a humanidade desenvolvesse técnicas que lhe possibilitassem o cultivo do solo, a domesticação dos animais, a construção de abrigos, a confecção de vestimentas para proteção contra o frio e a criação de ferramentas que ampliassem suas formas de interferência na natureza.
O meio técnico: Há cerca de 250 anos, o avanço da ciência criou condições para a invenção de máquinas que modificaram radicalmente e com muita rapidez o modo de vida no planeta. A técnica adquiriu papel cada vez mais importante. O conjunto das técnicas envolvidas no processo de fabricação de mercadorias, na produção de energia e na circulação de pessoas foi resultado da aplicação prática dos conhecimentos científicos. As técnicas aplicadas à produção e à organização da vida social passaram a ser fruto das invenções tecnológicas.
O meio técnico-científico-informacional: Atualmente, a sociedade vive em um meio técnico-científico-informacional, caracterizado pela utilização de tecnologias da informação e comunicações (telecomunicações, informática etc.).
No meio técnico-científico-informacional, os fluxos de informação ocorrem de modo instantâneo por uma rede mundial de computadores. A informação é o elemento fundamental para imprimir agilidade aos processos de uma empresa, elevando sua competitividade. No meio geográfico atual, os negócios expandiram-se pelos continentes e elevou-se o volume de mercadorias e de investimentos no mercado internacional.
Esse meio técnico-científico-informacional também modificou as relações sociais, o modo de vida das pessoas, criou novas relações de trabalho, introduziu formas de lazer e de entretenimento antes inexistentes.
· Os meios de comunicação de massa
Na era da informação, os meios de comunicação de massa exercem um papel social muito importante. Nunca um volume de notícias foi tão grande nem sua difusão tão rápida. Do mesmo modo, nunca foi tão amplo o poder de manipulação da mídia, que muitas vezes seleciona ou distorce os acontecimentos divulgados segundo seus próprios interesses políticos e econômicos.
A informação, portanto, não é neutra. Ela é selecionada, transmitida e aplicada segundo o ponto de vista e os interesses de países, empresas, partidos políticos, movimentos sociais etc.
Com isso os grandes conglomerados de comunicação acabam controlando a mídia internacional e exercendo forte influência política e cultural em todos os países. As grandes empresas de comunicações detêm diversas atividades que envolvem o jornalismo, o entretenimento e a publicidade. Com essa estrutura, dificilmente essas empresas se comprometem com o interesse público, voltando-se não para os cidadãos, mas para os consumidores.
· Informática e telecomunicações – bases da Era da informação
Uma era se define pela existência de características que impactam a vida econômica, social e cultural da humanidade. O mundo atual vive sob a égide da informática e das telecomunicações, interligadas em operações que aceleram a velocidade da transmissão de dados, tornando possível o conhecimento em tempo real de informações geradas nos quatro cantos do planeta. É por isso que a informática e as telecomunicações são consideradas as bases tecnológicas da chamada Era da Informação.
· A internet
A internet é uma rede mundial de computadores, criada na década de 1960 como um sistema de defesa, ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A ideia era armazenar as informações nos computadores de diversas bases militares norte-americanas, preservando-as caso um ataque inimigo destruísse uma das conexões. Além disso, o sistema permitia o controle de mísseis nucleares por qualquer base militar ligada à rede.
· A internet vai além do poder dos outros meios de comunicação
Numa rede em que as pessoas podem atuar livremente e que tem amplitude mundial, não é possível controlar ou censurar tudo que se transmite por meio dela. Assim, ela tanto pode ser utilizada por redes criminosas, incluindo aquelas ligadas à pedofilia e ao terrorismo, como constituir um canal de manifestação, organização popular, divulgação científica e educacional, defesa ambiental e contrainformação (como alternativa às informações e análises oferecidas pela imprensa considerada oficial).
Fontes Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi, BRANCO, Anselmo Lázaro, MENDONÇA, Claudio. Território e Sociedade no mundo globalizado: Geografia, Ensino Médio, volume 1: 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MOREIRA, Carlos João, SENE, Eustáquio de. GEOGRAFICA, Ensino Médio, volume 1, 2. ed. São Paulo: Scipione, 2014.
Apoio: Professor Cássio Vladmir
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